Já tem um tempinho que queria trazer pra você um caso bem interessante de gamificação online: o da AMIL. Ela é uma empresa de assistência médica brasileira e que faz parte do UnitedHealth Group, a maior organização do setor de saúde do mundo.
Quem me explicou sobre o projeto foi o Pedro Ducatti, produtor de streaming da Zoeweb. Como foi uma ação grande e bastante robusta, ele disse que foi criada uma plataforma totalmente personalizada para a AMIL. A ideia era que a empresa pudesse promover diferentes tipos de interação e desafios com os participantes.
Mas além de promover esse envolvimento, a gamificação online é importante para as empresas em outros aspectos. Pedro me explicou que muitas empresas que ele atende usam a metodologia em treinamentos online e no onboarding digital. Como é um recurso que estimula bastante os usuários, a gamificação ajuda a acompanhar e avaliar o desenvolvimento da atividade.
Algo que é muito importante para essa metodologia é a qualidade de transmissão da plataforma. No caso da AMIL – e de todos os projetos da Zoeweb – Pedro disse que foi usado um CDN 100% brasileiro. Isso quer dizer que a rede de distribuição do conteúdo fica localizada fisicamente no país, o que contribui muito para a estabilidade da transmissão.
Como sou bem curiosa, depois pesquisei com mais calma sobre como ele funciona. Descobri que quando o CDN fica na mesma região que o conteúdo é difundido o conteúdo, menos falhas acontecem na transmissão. Durante todas as atividades da AMIL, Pedro disse que a plataforma gamificada funcionou perfeitamente e muita gente até elogiou.
Incrível, né? Agora que já entendo melhor sobre o recurso, com certeza quero usar no meu próximo evento online. Espero que você também tenha se inspirado com o caso. Pode ter certeza que em breve trago mais!