Netflix, Youtube, Spotify, Twitch e Amazon Prime Video são alguns exemplos de serviços de streaming mais conhecidos. Mas a tecnologia também já é difundida para a criação de plataformas personalizadas, incluindo as de vídeos OTT.
Elas são grandes aliadas para os negócios, pois ajudam a na difusão de conteúdos de forma similar aos principais serviços de streaming. Confira a seguir como as plataformas OTT funcionam e podem contribuir para empresas de diversos segmentos.
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O que é plataforma OTT?
O termo OTT é a sigla de “over the top” e se refere à distribuição de conteúdos pela internet sem a necessidade de um intermediário, como é a teletransmissão.
Com a tecnologia de streaming, as plataformas OTT permitem o acesso conteúdos em tempo real ou on demand sem a necessidade de baixar os arquivos. Por isso, são canais que podem receber um grande número de acessos simultâneos.
É comum que as pessoas confundam os termos “streaming” e “OTT”, mas eles não são a mesma coisa. O primeiro é a tecnologia de transmissão de conteúdos pela internet ao vivo e on demand, sem a necessidade de downloads.
Já o segundo diz respeito à plataforma utilizada para a distribuição de conteúdos. O Youtube, por exemplo, é uma plataforma OTT com conteúdos em streaming.
Quais formatos de conteúdo OTT existem?
O audiovisual tem ganhado mais destaque entre serviços de streaming, mas os vídeos não são o único formato disponível. Entre as possibilidades, podemos destacar os itens a seguir.
Áudio
As plataformas OTT direcionadas para os conteúdos em áudio estão entre as mais utilizadas no cotidiano. Além de músicas e podcasts, esses canais têm expandido sua atuação e abrangência também com produções de áudio séries, cursos, programas e audiobooks.
Textos e arquivos
Plataformas como o Google Drive File Stream permitem que os arquivos da nuvem sejam acessados e editados sem a necessidade de downloads. Também há plataformas OTT focadas no streaming de conteúdos de texto – principalmente livros – como Kindle Unlimited e Skeelo.
Jogos e conteúdos interativos
No mercado atual existem streamings específicos de jogos, como o Google Stadia, xCloud, GeForce Now e Playstation Now. As plataformas OTT que distribuem conteúdos em outros formatos também já integram ferramentas interativas, como: chat, enquetes, perguntas, sorteios e gamificação.
Vídeos
O audiovisual se sobressaiu entre as plataformas de streaming OTT. Os serviços mais conhecidos são focados em conteúdos desse formato, como Netflix, Youtube, Amazon Prime Video e Disney +. O formato abrange conteúdos como filmes, séries, programas e reality shows.
Tipos de conteúdos para plataforma de vídeos OTT
As plataformas de vídeos OTT estão ganhando um espaço cada vez mais relevante. Além do grande impacto sobre as videolocadoras, as produções de streaming têm causado impactos também nos cinemas e Tvs.
Segundo dados da 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, o consumo de vídeos OTT cresceu 29,4%. Podendo ser monetizada ou não, uma plataforma OTT pode ter três tipos de distribuição:
- Live – são transmissões ao vivo, onde a produção e difusão do material acontecem ao mesmo tempo, como shows e palestras online;
- VOD – sigla de “video on demand”, que são os vídeos gravados antes de ficarem disponíveis para acesso, como filmes e séries;
- Híbrida – envolve a distribuição de conteúdos ao vivo e on demand de modo simultâneo, como em cursos online.
Com a difusão do streaming, as plataformas de vídeos OTT têm sido procuradas por empresas “comuns” para produções próprias, como nos itens a seguir.
Cursos e treinamentos
Um dos principais usos das plataformas de vídeos OTT nas empresas é focado em cursos e treinamentos. Além de universidades corporativas, os negócios também fazem produções para o público externo.
Essas capacitações podem ser de inúmeros tipos e formatos, desde cursos livres até pós-graduações. Muitos infoprodutores e instituições de ensino utilizam as plataformas OTT para a formação remota.
Webinars, palestras e mesas redondas
Nos últimos anos, algumas atividades começaram a ser mais recorrentes nas plataformas OTT, como webinars, palestras e mesas redondas. Comuns no ambiente acadêmico e com um viés de ensino e troca de informações, esses conteúdos também ganharam espaço como estratégia de Marketing.
Por exigirem um investimento menor e serem mais simples de produzir, são utilizadas para captar leads (contato de pessoas interessadas no assunto abordado) para vendas futuras.
Eventos e ações
Os eventos online ganharam força principalmente devido a pandemia de Covid-19. No entanto, são conteúdos que devem se destacar ainda mais, mesmo com o retorno completo de eventos presenciais. As plataformas de vídeos OTT possibilitam a realização de eventos com benefícios como:
- Redução de custos;
- Maior alcance de público;
- Participação prática e flexível;
- Logística reduzida;
- Networking entre pessoas de diferentes locais;
- Parcerias com empresas de outras regiões;
- Conteúdos disponíveis após o evento.
É importante ressaltar que as plataformas de vídeos OTT não são restritas a um único tipo de conteúdo. Como elas comportam conteúdos ao vivo e on demand, inclusive de forma simultânea. Ou seja, a empresa pode fazer treinamentos, palestras e eventos em uma única plataforma.