Tendências para eventos híbridos em 2022

Por Marketing Zoe
público

Os eventos online foram bastante impulsionados nos últimos anos, principalmente por causa da pandemia. Nesse período, todos tiveram que se reinventar para migrar as atividades presenciais para o formato online, incluindo os eventos. Segundo dados coletados por Neil Patel, mais de 60% das pessoas entre 18 e 34 anos assistem transmissões ao vivo regularmente. No entanto, a superação da crise e do contexto de distanciamento social está trazendo novas mudanças. Aos poucos, agora os eventos híbridos ganham espaço como alternativa para integrar o presencial e o digital. Nos itens a seguir, conheça as possibilidades e principais tendências do formato.

O que são eventos híbridos?

De modo geral, os eventos híbridos integram o formato presencial e o digital por meio da tecnologia de streaming. Eles possibilitam que os anfitriões e/ou os convidados participem da atividade independente de estarem ou não no local físico dela. De acordo com pesquisa realizada pela VM Consultoria e SSK Análises, 69% dos entrevistados usa os eventos híbridos com foco na transmissão simultânea para os participantes.

O levantamento apontou que há um equilíbrio entre as atividades focadas no público interno e externo. Os congressos são os tipos de eventos mais realizados em formato híbrido, aparecendo em 79% das respostas. Em seguida estão os seminários, simpósios e fóruns, contabilizando 39%. Embora exista essa tendência, as plataformas de eventos online e produtoras de streaming mais atuais também comportam outros tipos de atividades.

Por que fazer eventos híbridos?

Muitos profissionais já sinalizavam o uso do novo formato mesmo no começo da pandemia. Hoje, os eventos híbridos estão se tornando cada vez mais requisitados, não só pelos organizadores quanto pelo público. Ainda segundo a pesquisa, 70% dos produtores utilizam o modelo para aumentar a audiência. Aliado a isso, 66% dos entrevistados acreditam que os eventos híbridos facilitam a participação do público.

Os dados da VM Consultoria e SSK Análises demonstram o potencial dessas atividades para os negócios. Além dos eventos mais recorrentes, as empresas também podem fazer palestras, treinamentos, convenções de vendas e lançamentos, por exemplo. O levantamento aponta que 76% dos entrevistados acreditam que os eventos híbridos devam ser ainda mais realizados nos próximos anos. Já 10% dos pesquisados acha que o formato será o mais comum no futuro.

Produzir eventos com possibilidade de ambas as formas de participação tem atraído muitas empresas. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn também trouxe informações que revelam essa tendência. Enquanto 93% das pessoas acreditam que as atividades online vão continuar acontecendo nos próximos anos, 85% já pretende organizar eventos híbridos no futuro. Independente do tipo de atividade ou segmento da empresa, o novo formato se destaca por:

  • Possibilitar a participação de um elevado número de pessoas;
  • Aproximar convidados de diferentes locais do mundo;
  • Gerar conteúdos que podem ser acessados e reaproveitados após o evento;
  • Integrar recursos de tecnologia e inovação ao evento;
  • O retorno sobre o investimento (ROI) tende a ser maior.

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transmissão de eventos híbridos

Tendências de eventos híbridos

O estudo da VM Consultoria e SSK Análises envolveu empresas, fornecedores, agências e produtores. Como apontado pela pesquisa, alguns tipos de eventos híbridos têm se destacado no mercado. Nas organizações em geral, os modelos abaixo já começaram a acontecer no modelo, sendo os mais comuns no contexto corporativo.

  • Congressos, simpósios e seminários – são eventos acadêmicos e/ou profissionais focados na discussão de temas específicos. Eles envolvem a apresentação de trabalhos, cases e projetos e costumam ter uma duração maior.
  • Convenção de vendas – geralmente, as convenções são eventos que focam em aspectos do negócio, como é o caso da área de vendas. Em empresas com muitas filiais, o modelo híbrido permite a participação de todos sem a necessidade de deslocamentos.
  • Lançamento de produtos – para os negócios, os eventos híbridos são excelentes opções para lançamentos. Comumente, essas ações envolvem a apresentação geral das características do produto e a venda dele. Então, o formato contribui para aumentar a audiência e também a compra do lançamento.
  • Festivais e ações culturais – o distanciamento social mostrou que o entretenimento também pode acontecer remotamente. A tendência é que os shows, concursos e celebrações corporativas à distância migrem para o formato híbrido.
  • Capacitação profissional – embora o EAD já seja uma realidade, os treinamentos que ainda eram presenciais agora migram para o formato híbrido. As palestras e capacitações das empresas são bons exemplos desse movimento.

Como fazer eventos híbridos?

A produção de uma atividade híbrida envolve aspectos tanto do formato físico quanto do online. Entretanto, trata-se de um novo modelo e não a transmissão literal de um evento presencial. Os especialistas reforçam que integração entre o presencial e o digital é decisiva. Os dados da VM Consultoria e SSK Análises apontam que 57% dos entrevistados usam as métricas de engajamento para avaliar o evento híbrido.

Para isso, é preciso envolver os participantes presenciais e/ou remotos para que permaneçam na atividade e interajam nela. Quando os convidados estão em uma plataforma de eventos, é possível utilizar ferramentas como quiz, enquetes, sorteios e gamificação. Caso haja público presencial, é importante que a mesma atividade aconteça no local.

O alcance do digital e a proximidade do presencial são características que podem afetar a qualidade do evento híbrido. É comum que os organizadores priorizem sua atenção para participantes de uma forma ou outra. O público é sempre o foco. Então deve haver um cuidado para garantir experiências similares para todos. Mesmo que os convidados presenciais estejam em menor quantidade, direcionar o evento para os remotos pode gerar crises de imagem.

É preciso planejar os eventos híbridos a partir de pontos-chave, que incluem:

  • Objetivo do evento;
  • Público-alvo e palestrantes;
  • Data, horário e duração;
  • Conteúdo e programação;
  • Orçamento;
  • Local físico e plataforma de transmissão.

Plataformas para eventos híbridos

Assim como para os outros tipos de eventos, hoje existem produtores de streaming e plataformas especializados no modelo híbrido. Conforme a demanda aumenta, no mercado também surgem novos fornecedores. Segundo a pesquisa da VM Consultoria e SSK Análises, a estabilidade de transmissão é o principal fator de escolha da solução de streaming. Mas é preciso observar também outros pontos para evitar imprevistos durante a atividade. São eles:

  • Produção de streaming – é necessária uma equipe profissional para captar e transmitir o conteúdo do evento no local. Isso envolve câmeras, microfones, iluminação e equipamentos para o streaming;
  • Personalização da plataforma – o ambiente virtual deve estar de acordo com as características e necessidades do evento, como identidade visual, restrições de acesso e área de informações complementares;
  • Qualidade de acesso – além da estabilidade de transmissão, a plataforma precisa garantir a segurança das informações e se adaptar aos dispositivos dos usuários. É recomendado priorizar plataformas com rede de distribuição (CDN) brasileira;
  • Integração dos convidados – ferramentas de interação estimulam o engajamento dos participantes online e o contato com os presenciais. Recursos de chat, perguntas, enquetes e gamificação são interessantes;
  • Relatórios de participação – é importante optar por uma plataforma que apresente as métricas do evento. Isso inclui a quantidade de acessos, participantes e interações gerais e individuais.

Conforme pontuado, é fundamental que o evento se atente para as características do modelo híbrido desde o planejamento. Assim, é recomendado optar por uma produção de streaming profissional com expertise na área para garantir melhores resultados.