5 atitudes para fazer um webinar de resultados

47 Compartilhamentos

A maioria dos eventos que faço são webinars, tanto pela praticidade de produção quanto pelo foco dos meus negócios. Só neste semestre, eles já me ajudaram a aumentar em 208% as vendas de um dos softwares das minhas empresas. Algumas atitudes que tomei nos últimos anos foram decisivas para manter o ROI positivo dessas ações. Confira nos itens a seguir como faço webinars que geram resultados.

Se estiver procurando uma plataforma de transmissão para seu próximo webinar, clique aqui. Vou te ajudar a fazer um evento incrível!

Defina o objetivo do webinar

Antes de planejar meus eventos online, sempre colocamos na balança o objetivo do webinar. Promovo essas atividades para fazer o lançamento de produtos, mas alguns tipos me trazem melhor retorno que outros. Quando vamos apresentar um software focado na área da saúde, por exemplo, preciso envolver ações pré-evento para ter um retorno similar aos de finanças. Então, essa preocupação mudou completamente o planejamento, execução e desempenho dos meus webinars.

Aliado a isso está a definição da persona. Confesso que em meus primeiros webinars não tínhamos um recorte específico dos participantes. O webinar era pensado apenas nas questões da empresa, o que já me trouxe grandes prejuízos. Mesmo que os eventos online sejam mais econômicos, cheguei a perder completamente o valor investido. Hoje, pensamos no público durante todo o planejamento e também os envolvemos na produção do conteúdo. Com essa mudança, nossos webinars recebem o triplo de inscrições e tem uma taxa 87% de participação.

Invista na divulgação do evento

Em meus primeiros webinars, a comunicação acontecia por disparos de e-mail marketing e publicações nas redes sociais. Depois que contratamos uma agência especializada, descobri que precisamos ser mais assertivos na divulgação. Tanto gratuita quanto paga, nossa comunicação é estrategicamente pensada a partir da persona do webinar. Por exemplo, temos muitos seguidores no Instagram, mas a maioria dos participantes descobre nossos eventos pelo LinkedIn. No último levantamento que fizemos, esse número chegava a 76% do público.

Com o apoio da nossa agência atual, conseguimos definir estratégias de divulgação específicas para cada webinar. Temos hoje uma base muito melhor de como atingir o público que desejamos, então estou investindo ainda mais na comunicação desses eventos. Além de anúncios no Google e redes sociais, também contratamos influenciadores e fazemos parcerias em alguns webinars. Essa solidez na comunicação fez uma enorme diferença na conversão dos inscritos. Além de mais participantes simultâneos, nossa taxa de conversão em orçamentos aumentou em quase 120%.

Ofereça conteúdo de valor

Outro problema que tive nos primeiros webinars que fiz foi o conteúdo. Sempre optei por fazer esses eventos focados em lançamentos e conversões em vendas. No começo tivemos dificuldade em produzir um conteúdo atraente para minha persona e que levasse ao objetivo do evento. Fui tendo esse feedback dos próprios participantes e com o passar dos anos aperfeiçoamos esse ponto.

O que acontece é que o webinar precisa agregar algum tipo de valor para o público antes de fazer a oferta em si. Hoje tratamos como uma relação de confiança: primeiro nos aproximamos da persona para depois tentar a conversão. Então, sempre investimos em temas de alta qualidade para o público, incluindo palestrantes renomados no orçamento. Essa forma de entender e planejar o conteúdo do webinar é um dos fatores-chave para atrair a audiência.

Mantenha os participantes engajados

Pra mim, a interação com os participantes é fundamental para gerar resultados com webinars. Além de o conteúdo ser interessante para a persona, tento sempre gerar uma conexão com o público. Os speakers que conduzem os eventos já têm uma boa experiência com o público. Mas as ferramentas de interação da plataforma de transmissão também são necessárias.

Quando comecei fazer eventos online, usava plataformas gratuitas com chat, mas não era o suficiente. Praticamente tripliquei a taxa de engajamento nos meus webinar incluindo sorteios, enquetes, quiz e gamificação. Outra vantagem de contar com uma plataforma completa, é que esses recursos ajudam a manter mais pessoas online simultaneamente. Em um levantamento interno, descobri que 82% dos participantes dos meus eventos interatividade importante para no evento online.

Use uma plataforma profissional

Consegui transformar meus webinars em eventos de resultados quando apliquei essas atitudes em uma plataforma profissional. Além dos recursos de interação, o ambiente de acesso online precisa ser completamente estável para o usuário. Toda a produção e transmissão dos meus eventos online são feitas hoje pela Zoeweb. Pra mim, é importante contar com uma plataforma personalizada para que o público tenha uma experiência exclusiva a cada webinar.

Outro ponto que também já nos trouxe muitos feedbacks positivos de participantes é a estabilidade da transmissão. A plataforma adapta o vídeo e o áudio do webinar de acordo com a internet do usuário, então não acontecem os travamentos. Pra mim, esse ponto é essencial para manter o público conectado e preparar a audiência para a CTA. Além disso, sempre faço uma análise dos relatórios do evento. A partir deles consigo avaliar os resultados do webinar e pegar insights para as próximas edições, como taxa de engajamento e participantes simultâneos.

Esses são os pontos que deixaram os webinars mais assertivos e que trazem retornos ainda mais interessantes para as minhas empresas. Essas atitudes impulsionaram meus eventos online e também meus negócios como um todo.

1 Step 1

Nossa equipe está pronta para te ajudar!

A gente acredita que conversando vai ser muito mais fácil entender o seu projeto e oferecer as soluções que você precisa. 

Basta preencher os campos abaixo e em breve você vai receber o contato de um dos nossos especialistas. 


keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right