O mercado atual não para, seja qual for o segmento de atuação da empresa. Tenho alguns negócios na área de tecnologia e que passam por constantes atualizações. Essas mudanças acontecem principalmente nos produtos que ofereço. Então, preciso manter minha equipe sempre atualizada sobre as novidades da área. Em todas as empresas lidero, os treinamentos online foram a melhor saída para isso. Continue a leitura que te explico como aumentei a performance do meu time com as transmissões ao vivo.
O que é um treinamento?
Capacitar minhas equipes sempre foi uma preocupação. Desde meu primeiro negócio, sabia que a formação continuada seria uma aliada para o sucesso da empresa. Tenho investido bastante em treinamentos, que é um processo de desenvolvimento de habilidades e competências específicas. A estrutura é similar aos cursos, mas ele é bem mais prático e direto.
Boa parte do meu time trabalha em home office. Muitos são de outros estados e outros de fora do país. Já fazia treinamentos online há alguns anos, mas o distanciamento social da pandemia de Covid-19 fortaleceu esse formato. O modelo remoto tem características diferentes do presencial, como a distância e uso de recursos 100% digitais. Mas em relação aos resultados, os treinamentos online me trouxeram muito mais benefícios.
Vantagens dos treinamentos ao vivo
Uma dificuldade que aparecia sempre que fazíamos treinamentos presenciais era a estrutura física do local. Boa parte desses encontros exige que os funcionários façam atividades no computador. Então, não havia espaço para alocar todas as máquinas e pessoas em um mesmo ambiente. Quando conseguíamos, o lugar ficava visivelmente desconfortável, tirando o foco da equipe e também do instrutor. Dependendo do tipo e assunto, era preciso aplicar a mesma capacitação mais de uma vez.
Os treinamentos online evitam essas dificuldades porque permitem que os funcionários participem de qualquer lugar. No meu caso, as experiências ao vivo me ajudaram a integrar as pessoas que trabalham de diferentes lugares. Esse ponto era algo que trazia gastos para a empresa com deslocamentos, alimentação e estadia de funcionários que vinham de fora.
Hoje consigo fazer treinamentos ao vivo com um grande número de pessoas e com menos investimentos. Tenho uma plataforma de transmissão personalizada para isso. No ambiente online existem recursos de interação que no formato presencial sequer pensava em utilizar. Além do chat e campo para perguntas, consigo fazer enquetes, quizzes, sorteios e gamificação.
No segmento que atuo, é comum alguém da equipe precisar resolver uma demanda de última hora. Algo que também ajuda muito é poder disponibilizar o conteúdo do treinamento posteriormente. Assim, ninguém do time deixa de fazer a capacitação. Pra mim, esses recursos já se tornaram essenciais e penso duas vezes antes de fazer uma atividade presencial.
Como os treinamentos ao vivo se tornaram recorrentes, percebo que eles contribuíram para o dia a dia dos funcionários. Na última pesquisa de clima organizacional que rodamos, tivemos uma melhora de 60% o sentimento de valorização profissional. E esse é um fator importante para a competitividade do negócio. Além de profissionais mais capacitados, consigo reter minha equipe por mais tempo na empresa. Ou seja, além de um time mais eficiente, evito gastos com a troca de funcionários.
Tipos de treinamentos online
Depois que adotei os treinamentos ao vivo como modelo padrão, consegui aumentar a participação e ter melhor retorno. Por exemplo, hoje praticamente não acontecem problemas na introdução de um processo novo. Como o material fica sempre disponível, os funcionários podem consultá-lo sempre que surgir uma dúvida. Atualmente, faço quase todos os tipos de treinamentos online, incluindo:
- Capacitação – focados no desenvolvimento e atualização de habilidades específicas para o dia a dia do trabalho;
- Onboarding – direcionado para a integração dos novos funcionários nos times, processos e empresa em geral;
- Conscientização – atualização para assuntos sociais e interdisciplinares.
Acho importante comentar que esses treinamentos acontecem sempre seguindo com as demandas do negócio. A maioria dos que promovo são direcionados de acordo com as áreas de atuação das equipes. Uma vez fizemos uma atualização em gestão de pessoas com diferentes lideranças do negócio. Mas por terem rotinas e enfoques diferentes, essa integração acabou não sendo muito vantajosa. Direcionar melhor o público do treinamento online foi algo que deu muito certo.
Como montar um treinamento online?
Algo que aprendi nos últimos anos é que as empresas precisam ter uma base prévia para fazer treinamentos online. As minhas primeiras experiências foram desafiadoras porque ainda não havia uma cultural digital no negócio. Mesmo atuando na área de tecnologia, não tínhamos familiaridade com ferramentas diferentes das que trabalhávamos. Mas algo interessante é que consegui amenizar esse gap justamente com treinamentos online.
Fizemos algumas atividades com especialistas na área e aos poucos consegui trazer um dia a dia mais digital para dentro do negócio. Aliado a isso, também investi em palestras online sobre formação continuada. Lá atrás, muitos dos meus funcionários tinham acabado de se graduar. Então ter esse estímulo foi essencial para continuarem se profissionalizando.
Com essa base bem definida, atualmente consigo planejar meus treinamentos ao vivo com mais estratégia e eficácia. Para isso, considero itens a seguir como pontos passos essenciais.
Levantamento de Necessidades de Treinamento
Nas empresas em geral, o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) é mais usado na área de Recursos Humanos. Minha equipe do setor sempre faz esse acompanhamento e a maiorias dos treinamentos que organizo são indicações dela. O LNT é um processo de estudo para avaliar se o desempenho do time está de acordo com as demandas do negócio. Assim, utilizo esse diagnóstico para conferir se os funcionários precisam ou não de algum tipo de capacitação.
Público-alvo
No mesmo momento que desenvolvemos o LNT já verificamos o público-alvo do treinamento. Ter claro quem irá ou não participar da transmissão ao vivo é importante para estruturar o conteúdo. Quanto mais direcionada e assertiva a capacitação é, melhor é o retorno que tenho nos meus negócios. Quando mudamos o sistema de CRM, por exemplo, fizemos treinamentos online específicos paras as equipes de marketing, vendas e atendimento. Mesmo que a ferramenta seja a mesma, cada funcionário utiliza de uma forma. Então esse cuidado foi necessário para evitar problemas na ativação do sistema.
Foco do treinamento
Também é importante definir logo no planejamento o conteúdo da transmissão. Já tive algumas experiências que esse foco específico fez muita falta. Hoje, antes de tudo sempre confiro os assuntos que vão ser tratados e também o tipo de treinamento. Essas informações me ajudam a definir melhor os instrutores da atividade e também criar uma programação mais interessante.
Recursos e estrutura
Com os primeiros pontos fechados, passo para a etapa de tirar o treinamento do papel. Como já tenho uma plataforma personalizada, é nesse momento que faço as alterações para a capacitação específica. Também uso o direcionamento indicado pelo LNT para definir os instrutores da atividade e organizar a agenda da equipe para o dia da transmissão.
Os treinamentos online que faço nas minhas empresas são sempre planejados com direcionamento do RH. Como não é uma área que domino, acho importante confiar o trabalho aos especialistas. O que mais faço questão de avaliar são os relatórios do treinamento, incluindo participação e desempenho de todos.
Plataforma de transmissão ao vivo
Tenho certeza de que boa parte do sucesso dos treinamentos online que faço vem do ambiente digital que uso. Desde as primeiras atividades ao vivo que transmiti, mudei duas vezes de plataforma. Atualmente, conto com a plataforma da Zoeweb, que atende completamente as minhas demandas.
Todas as minhas transmissões ao vivo têm um objetivo definido, incluindo os treinamentos. Acho importante avaliar os recursos da plataforma de treinamento online para ter certeza de que são suficientes. A que utilizo nas minhas atividades possui ferramentas de interação que consigo utilizar em todo tipo de capacitação. Consigo planejar meus treinamentos ao vivo sabendo que posso contar com chat, enquetes, perguntas, sorteios, quiz e gamificação.
Algo decisivo para escolher uma plataforma de transmissão foi a emissão de relatórios gerais e específicos dos participantes. Além de conferir o período de acesso individual, consigo ver também os tipos de interação que o time fez no treinamento. Essa é uma forma de avaliar o desempenho e também conferir o envolvimento real de todos. Quando a formação é mais aprofundada, também é possível emitir certificados automaticamente. Isso é algo que percebi que estimula bastante a participação dos colaboradores.
A personalização do ambiente digital também é necessária para os treinamentos que faço. Mesmo que a maior parte não exija grandes mudanças, a plataforma da Zoeweb me permite mudar praticamente tudo. Desde a localização dos botões até a distribuição dos conteúdos internos. Quando desenvolvi uma formação online em conjunto com outras empresas da minha região, isso foi essencial. Consegui dar a cara do evento e fazer transmissões eficazes.
Percebo que a experiência do usuário é fundamental para manter o engajamento no conteúdo. Além disso, é importante também manter a estabilidade da transmissão do treinamento. A plataforma que utilizo tem servidores brasileiros e um sistema que adapta o acesso de acordo com a internet do participante. Pra mim, essas características são fundamentais para focar no treinamento online em si.
Acredito que consegui compartilhar um pouco das experiências que tive com treinamentos online e mostrar as vantagens deles para os negócios. Fazer o LNT e avaliar as necessidades da capacitação é fundamental para definir a melhor plataforma de transmissão. Alinhando todos esses pontos, com certeza seus treinamento são vivo vão gerar resultados e aumentar a performance do seu negócio.