Streaming: Quais os principais tipos de transmissão?

Os principais tipos de transmissão são On Demand e o Live Streaming. On Demand é toda transmissão feita a partir de um acervo de vídeos. Live Streaming são as transmissões ao vivo, como conhecemos atualmente. Existe uma grande diferença entre as plataformas gratuitas e profissionais. Entenda:
Os grandes concorrentes do Streaming profissional são as empresas de telecomunicação que dispõem de uma alta receita em veiculações publicitárias. Porém o custo do anúncio nessas redes é muito alto. Os serviços de broadcast também enaltecem o Ao Vivo como um tipo de transmissão que tem mais vantagens na TV.
Então já é de comum entendimento que a Era do Streaming chegou pela evolução de formatos específicos de vídeo. E, principalmente, com a popularização das plataformas gratuitas. Como resultado já existem serviços gratuitos de Streaming nas plataformas gratuitas, retirando o poder do Ao Vivo das mãos das TV’s.
Tipos de transmissão de vídeo
Então é necessário entender que as veiculações de Streaming gratuitas são mais vantajosas que o Streaming televisivo, em certo ponto. Porém, a TV também não é o meio ideal de propagação de Streaming porque exige um valor muito alto de veiculação. Além do valor exorbitante para veicular Streaming Ao Vivo na TV, existem algumas limitações que estão relacionadas à tecnologia. São elas:
- Transmissão analógica (antena) e digital (por satélite): É a principal tecnologia utilizada em canais de TV, através da tecnologia de Broadcast.
- Vantagens: Abrangência de sinal e possibilidade de alocar quantas pessoas assistirem ao canal.
- Desvantagens: Possuem alto valor de contratação, sendo apenas viável para grandes emissoras. Alta latência de sinal, causando os conehcidos delays.
- Transmissão por internet COM problemas de rota:
- Vantagens: Valor consideravelmente mais baixo de transmissão.
- Desvantagens: Alto delay ocasionado pela distância servidor-usuário; ausência de suporte 24/7
- Transmissão por internet SEM problemas de rota:
- Vantagens: Monetização Livre, possibilidade de transmissão sem internet no local, Tecnologias ABR e CDN (que garantem a qualidade adaptativa e a diminuição dos atrasos), Aplicativo para Smarpthones e SmarTV’s.
- Desvantagens: Quanto menos equipamentos e estrutura você tiver, mais cara ficará a transmissão. Mas isso não é um problema. Existem estruturas de captação de baixo custo, caso sua empresa ainda não possua uma.
Com a comparação fica clara a importância de transmitir profissionalmente via Brasil.
O boom dos Smartphones
Na prática, ao longo dos anos, não aumentou apenas o número de pessoas conectadas. Mas, principalmente, cresceu o número de pessoas no Smartphone. Os dados de penetração em dispositivos móveis, oferecidos pelo Google em site Think With Google mostram que os Brasileiros têm o poder de decisão nas mãos, literalmente, e prezam por soluções mais rápidas, eficazes e de fácil acesso.

É importante ressaltar que, de forma geral, o Smartphone toma conta da realidade das pessoas. É cada vez maior o número de usuários conectados ao Smartphone.

Então é comum que as marcas produzam conteúdo exclusivo para os formatos mobile. E já existem planos gratuitos para as empresas que não podem contratar um Streaming profissional. Mas à medida que crescem os usuários nestes formatos, a concorrência também aumenta.
Competindo por atenção
Isso acontece porque a quantidade de pessoas que produz conteúdo nessa plataformas é muito alta. Como resultado, os usuários migrarão para o próximo vídeo antes que o seu termine. Portanto a taxa de retenção é o principal inimigo das plataformas gratuitas. Se, mesmo assim, você deseja transmitir gratuitamente nestas redes, entenda como.

É importante frizar que esta migração de um conteúdo semelhante para outro não se dá pela qualidade do vídeo. Muitas vezes os usuários estão navegando e se atraem por títulos e capas de vídeo. Ou seja, se o seu conteúdo for muito relevante, isso não garante uma boa taxa de retenção no vídeo. Porque o usuário pode migrar para dezenas de outros conteúdos como o seu sem consumir, de fato, nenhum.
Atenção exclusiva
Mas se você possui uma plataforma própria de Streaming, certamente não ficará refém dos valores exorbitantes de veiculação da TV. Nem da alta competitividade das plataformas gratuitas.
Contratando uma plataforma profissional de Streaming você não precisa se preocupar com nada. Empresas como a Zoeweb tomam conta de tudo pra você.

Precisa de ajuda para entender como funciona o Streaming Profissional? Fale agora mesmo com nosso time de transmissão ao vivo e faça um ótimo Streaming!