STREAMING DITA O RITMO DO MERCADO FONOGRA?FICO

Diversas alteraA�A�es na tecnologia ao longo do tempo afetaram o mercado de produA�A?o fonogrA?fica, afetando diretamente a forma de se fazer e ouvir mA?sica. Hoje em dia pA?blico, artistas e gravadoras vivem um cenA?rio bastante dinA?mico e amplo devido A� digitalizaA�A?o da mA?sica.

Neste cenA?rio, serviA�os de transmissA?o online de mA?sica (que funcionam com a tecnologia de streaming) ganham forA�a e se destacam, se popularizando no mundo todo.

De acordo com um relatA?rio da FederaA�A?o Internacional da IndA?stria FonogrA?fica (IFPI), as receitas do mercado global de mA?sica gravada em 2015 atingiram US$ 15 bilhA�es, sendo as vendas na A?rea digital responsA?veis por mais da metade do faturamento com mA?sica gravada em 19 paA�ses. Somente o streaming representa 19% das receitas.

Essa tendA?ncia de mercado tambA�m se reflete no Brasil. Em 2015, as receitas do mercado fonogrA?fico alcanA�aram R$ 316,5 milhA�es, sendo a distribuiA�A?o digital responsA?vel por 61% desse valor, informa a AssociaA�A?o Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD).

Diversas empresas disponibilizam plataformas de streaming e vA?rias outras estA?o surgindo a cada momento. E nestas plataformas estA?o disponA�veis transmissA�es grA?tis e uma assinatura, onde o cliente que paga tem alguns benefA�cios a mais, como salvar mA?sicas para ouvir offline ou montar playlists especiais.

O serviA�o pago vemA�ganhando a preferA?ncia do consumidor de mA?sica brasileiro. Segundo a ABPD, o faturamento dos serviA�os de streaming de video A�por assinatura subiu 192% de 2014 para 2015, representando 35,5% das receitas com mA?sica digital.

Os maiores responsA?veis por esta tendA?ncia de aderir a plataformas de streamins sA?o os smartphones, que nos A?ltimos tempos conquistaram uma grande adesA?o do pA?blico facilitando a realizaA�A?o de tarefas do dia a dia, como por exemplo ouvir mA?sica. A alteraA�A?o se estende tambA�m ao maquinA?rio de gravaA�A?o, pois a digitalizaA�A?o impactou os meios de produA�A?o musical.

Hoje em dia artistas independentes consegue gravar suas mA?sicas de forma caseira e mesmo assim manter a qualidade. O cenA?rio de produA�A?o estA?, de certa forma, mais democrA?tico. Os artistas dependem menos de gravadoras hoje em dia e podem se lanA�ar na internet, tornando assim o processo mais barato e aumentando a quantidade de conteA?do. O processo de compartilhamento de mA?sicas nas plataformas de streaming tambA�m A� prA?tico e – como jA? foi dito anteriormente- tem resultados bem satisfatA?rios, aumentando o interesse dos mA?sicos em investirem neste meio.

O streaming fortalece o setor independente da mA?sica e ajuda a retirar o protagonismoA�das gravadoras na produA�A?o musical. AlA�m disso, a venda de mA�dias fA�sicas, como o CD, sofreu uma queda com o decorrer dos anos, recuando 4,5% no cenA?rio mundial em 2015 e 19,3% sA? no cenA?rio brasileiro. Diante desse cenA?rio, artistas e gravadoras passaram a se dedicar mais A�s vendas de bilheteria de shows e na produA�A?o de mA�dias digitais.

AlA�m disso,as prA?prias emissoras de rA?dio encontraram no prA?prio streaming um caminho a seguir para se manterem vivas. As rA?dios online estA?o virando tendA?ncia em todo o mundo.

Com os dados acima A� possA�vel perceber que a maioria do cenA?rio de produA�A?o e divulgaA�A?o mundial estA? aderindo ao streaming, por ser uma plataforma interessante para a divulgaA�A?o de artistas independentes, para o fortalecimento das rA?dios e para manter vivo o trabalho musical de produtores e gravadoras.

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