Os SAAS (Softwares como serivços), sigla mundialmente conhecida como Software As A Service, representam as maiores e mais lucrativas empresas do momento. As chamadas empresas disruptivas ou, no termo comum, unicórnios. Mas quais são essas empresas e como atuam?
Disrupção
Talvez este seja o termo mais atual para as startups e empresas que tiveram crescimento acelerado através da inovação. Geralmente a disrupção acontece quando há uma quebra de expectativa em relação ao produto-serviço. Ou seja, quando há identificação de inovação para um nicho que antes não existia, afetando diretamente a economia.
Um exemplo muito comum é o dos aplicativos de mobilidade, tanto pessoal quanto para entregas. Eles trouxeram soluções que praticamente eliminaram o custo-benefício de serviços mais caros como o táxi convencional e o moto-taxi. Essas inovações geram fonte de renda para milhares de pessoas e, ainda, inauguram novas formas de consumo. Mas, então, quando uma empresa é unicórnio?
Unicórnios
Para que uma empresa possa ser chama dirsuptiva, precisa ter um modelo de negócio escalável, crescimento acelerado, começo com equipes pequenas, baixo custo para expansão do negócio e, principalmente, uma grande ideia.
Desta forma elas são capazes de apresentar crescimento muito acima do comum. E se destacam perante as outras porque crescem e se consolidam muito rápido. O nome deste tipo de empresa é atribuído pela raridade com que são encontradas, no mercado.
E é daí que vem a curiosidade. A maioria das empresas consideradas disruptivas e unicórnios são SAAS. Ou seja, soluções implementadas por serviços prestados por produtos digitais. Os softawres.
SAAS e o Streaming
Talvez o Streaming de filmes e séries esteja entre as plataformas que mais fizeram o consumidor confiar na internet. Alavancando os sistemas de pagamento e, consequentemente, a receita gerada através das plataformas.
Mas ainda existem as empresas de Streaming profissional, que realizam transmissões ao vivo personalizadas e robustas. Capazes de receber milhares de visitas e ter o seu canal totalmente personalizado.
Streaming profissional
São empresas que cuidam da infraestrutura para hospedar e realizar as transmissões. Mas, como empresas que se pautam na disrupção digital, elas não param de inovar. Afinal, este tipo de empresa precisa acompanhar os dispositivos e sistemas operacionais que surgem e se popularizam, no mundo.
Contratar um Streaming profissional pode ser exatamente o que você precisa para que a sua empresa não seja categorizada como amadora. Uma plataforma de videoconferência, por exemplo, é capaz de reunir várias pessoas na mesma transmissão. Mas não é capaz de transmitir essa reunião para milhares de pessoas.
É importante, também, tomar cuidado com as empresas que oferecem recursos limitados como ausência de personalização dos recursos. Afinal, se você vai transmitir profissionalmente, seu público precisa, acima de tudo, PERCEBER isso. Então, seja profissional!