Como surgiu a propaganda digital?

A propaganda digital é o formato mais atual da Publicidade. Mesmo que não seja reconhecida como anúncios para profissionais da indústria tradicional, é preciso considerar as estratégias digitais como complexas e, muitas vezes, mais eficazes que as tradicionais. É claro que essa mudança não agradaria os profissionais que se enquadram nas fatias de bolo tradicionais como a TV, por exemplo.
Publicidade tradicional
Todo esforço de comunicação da marca, com intuito mercadológico, é Publicidade. Portanto ela existe desde que as primeiras possibilidades de cópia foram estabelecidas. Até onde sabemos isso aconteceu com a invenção da imprensa em 1430, por Gutenberg. Então a Publicidade pôde ser constatada, no Brasil, muito recentemente.
Foi no ano 1900 que surgiu a revista como um formato publicitário. Mas, partindo do pressuposto de que todo anúncio é uma Publicidade, as práticas de divulgação de marca estão enraizadas em qualquer civilização que tenha se erguido por uma relação de conquista. Ou seja, no mundo todo.
Mesmo que não houvesse uma moeda específica na época e veículos de divulgação em massa, a comunicação podia ser feita para muitas pessoas. No Brasil, a literatura de Cordel é um dos exemplos mais puros disso.
Formatos tradicionais
Mas não podemos dizer que, antes da invenção da imprensa, haviam formatos publicitários. Eles começaram a surgir com as mídias, veículos que produzem conteúdo de entretenimento e sobrevivem graças à receita dos anunciantes. Então a revista foi a primeira mídia brasileira, responsável pelo aumento significativo do fenômeno da Publicidade. Foi o suficiente para que outros formatos tradicionais surgissem.
Após a ascensão da Revista, o Rádio foi o próximo responsável pelo novo boom publicitário. E seu surgimento está próximo ao da revista e data de 1896. Em 1910 é feita a primeira transmissão ao vivo pelo veículo, marcando a história das mídias com a primeira transmissão em tempo real da história.
Já na segunda metade do século passado, principalmente a partir dos anos 50, a TV se popularizou. A partir daí a evolução destas tecnologias midiáticas se deu progressivamente na segunda metade do século passado. Até o surgimento da internet e de veículos de comunicação online, todas as estratégias de comunicação até então são consideradas offline.

Outbound Marketing
O surgimento dos PC`s (computadores pessoais) já no final do século passado representou uma grande virada na comunicação de forma ampla. Consequentemente, na Publicidade. A era da conectividade começava a se desenhar no comportamento mundial. E tudo isso foi possível, também, com a popularização da banda larga já no início do milênio. Então desde os anos 2000 a comunicação evolui a passos longos, implementando novos formatos e identificando novas formas de anunciar.
Então tudo que o não é considerado Marketing Receptivo, ou Inbound Marketing, entra no Outbound. E o termo refere-se a qualquer tipo de estratégia que não esteja online e utilize o Marketing Receptivo. No digital o outbound marketing caracteriza-se como SPAM.

Publicidade digital
Na segunda década do milênio a internet já se apresenta completamente rentável para qualquer tipo de marca. A partir daí o surgimento de novos formatos é inevitável. O mundo conectado deixa de ser um fenômeno exclusivo da internet e passa a representar o estado como as pessoas se relacionam, de forma geral.
As marcas, segundo Kotler (2017), não podem mais se apresentar hierarquicamente superiores, com distância de seus públicos-alvo. A propaganda na Era da Conectividade precisa ser horizontal, não vertical/hierárquica. Precisa de posicionamento social e eliminação de barreiras geográficas e econômicas. Estas são as principais características de como o mundo da Publicidade mudou para atender aos consumidores no mundo conectado.

Inbound Marketing
É, literalmente, um Marketing Receptivo. E trata-se de encontrar seu potencial consumidor no momento da busca. Por isso é tão importante fazer estratégias de SEO hoje em dia. Todas as grandes marcas (e até as pequenas) já sabem que encontrar seu público potencial na jornada de compra é muito mais eficaz do que esperar que ele procure pelo produto.
A jornada de compra, então, foi desenhada para identificar os estágios de maturidade dos usuários em busca por um produto. Mesmo que eles não saibam que precisam dele. E esta não é a única contribuição do Inbound. Ele defende que as estratégias de comunicação nunca devem se tornar spam nem invasivas, de nenhuma forma. Por isso o conteúdo para esses formatos precisa ser extremamente relevante.
A exatidão e riqueza de dados possíveis com a ascensão do marketing digital fez surgir novos meios de coletar dados específicos, tornando possível a comunicação em massa direcionada. O Big Data é um exemplo de como os dados são produzidos nos dias de hoje. Além disso existe, ainda, o Data Streaming. E a partir destas contribuições sobre a geração de dados para o Marketing, é possível otimizar as estratégias poupando, ao máximo, o orçamento do cliente. Afinal, a exatidão elimina, cada vez mais, as margens de erro.
Esta é a grande diferença do Inbound para o Out. Propagandas direcionadas às pessoas certas e com conteúdo relevante a elas passam a ser prioridade na comunicação de qualquer empresa. Afinal, chegamos a consumir mais de onze mil informações diariamente. Para evitar a ruidez e a apatia, o Marketing de Conteúdo entra em cena.

Formatos digitais
E é claro que surgiram nov0s formatos para acompanhar essa revolução. A Produção de Conteúdo nasce como uma ferramenta textual aos profissionais de propaganda, que até então trabalhavam com formatos mais visuais e audiovisuais. O blogpost surgiu como uma proposta de posicionamento da marca para entregar valor na pré-venda, diferenciando-se das tradicionais formas de publicidade invasivas (Outbound).
Já nas peças predominantemente visuais é possível identificar vários formatos. Através da comunicação multimodal o texto, a imagem e o som se unem par produzir diferentes peças publicitárias, que podem variar de infográficos e ebooks até transmissões ao vivo e webinars. Além dos formatos que já são popularmente conhecidos existem, ainda, os novos formatos de áudio. Assim como o Streaming vem substituindo, aos poucos, a TV; o podcast faz o mesmo papel com a rádio.
Sua empresa já entrou na era da conectividade? Se quiser inovar nos seus formatos de anúncio fale agora mesmo com um especialista em transmissão ao vivo.