Plataforma de Streaming completa

Afinal, como escolher uma plataforma de streaming completa? O final da segunda década do milênio veio com tudo. Dispositivos móveis, internet das coisas, big data, machine learning e streaming são termos amplamente difundidos.
E a quantidade de empresas envolvidas nessas tecnologias só aumenta.
Streaming como tendência
Estima-se que mais de 80% todo o tráfego da internet, em 2020, será de vídeos. E a grande evolução dos vídeos nos dias de hoje acontece, principalmente, por causa do Streaming. Ele é responsável por transmitir os vídeos de forma massiva e, o mais importante, ao vivo.
Na velocidade que consumimos informações, atualmente, o agora se torna cada vez mais relevante. E as informações instantâneas também. Por isso a internet na era 4.0 não aceita mais comunicações hierarquizadas, deixando o produto ou serviço distantes do seu público.
Porque estamos na era da conectividade e nela são eliminadas todas as barreiras, inclusive sociais, na hora de comunicar sua marca.
Certamente, socializar a informação seguindo as tendências de vídeo é exatamente o que seu público deseja. E ter uma plataforma de streaming completa te ajuda nisso.
Plataformas gratuitas
As plataformas gratuitas são a primeira aposta na hora de transmitir ao vivo. E elas realmente conseguem atender algumas demandas. Como, por exemplo, um discurso político rápido ou um anúncio do governo. Mas elas apresentam limitações para as transmissões profissionais.
A primeira delas tem relação com o conteúdo. Ao identificar que o conteúdo é autoral, o Youtube, por exemplo, bloqueia a publicação do vídeo ou, até mesmo, interrompe o Streaming.
Esse é o tipo de controle que você passa a ter quando contrata uma plataforma de streaming completa.
Nestas plataformas também não é possível ter o controle da monetização. Você não é capaz de inserir anúncios durante a sua live. Tampouco determinar quanto tempo esse anúncio será exibido.
Também não é ideal fazer transmissões muito longas pelo youtube devido à taxa de retenção. Que é responsável por indicar quanto tempo cada pessoa fica no seu vídeo.
E a vastidão de vídeos similares ao seu incentiva a baixa taxa de retenção do seu conteúdo. Então poucas pessoas ficarão, de fato, até o final da transmissão.
Tecnologias importantes
Para que uma plataforma de Streaming possa ser considerada completa, ela precisa seguir alguns requisitos. O primeiro deles é a qualidade adaptativa. De que adianta setar uma qualidade de vídeo alta se o seu usuário não tem banda de internet para consumí-lo por completo? Ou, até mesmo, evitar que ele seja exibido devido à falta de pacote de dados.
Outra tecnologia que é necessária para uma plataforma de streaming completa é a CDN. Com ela é possível enviar o sinal da transmissões para os servidores que estão mais próximos dos seus usuários.
Assim, não importa onde o seu usuário esteja, ele receberá o conteúdo no mesmo momento que todos os outros.
Outra tecnologia muito importante é a de monetização. Com a possibilidade de cobrar pelo acesso, você consegue inserir um bloqueio no acesso. Para que apenas os usuários pagantes possam acessar o seu conteúdo.
Acima de tudo é muito vantajoso para palestras, até mesmo, treinamentos corporativos, feedbacks e webinars.
E você pode, ainda, utilizar o Streaming como monitoramento para retransmissão de câmeras ip’s.
Este serviço consiste na disponibilização de imagens em tempo real para monitorar os veículos e as pessoas em um determinado período.
Plataformas profissionais
Então as plataformas profissionais de Streaming são as mais completas. Portanto, mesmo profissionais, muitas ainda têm grandes limitações.
Todavia é importante que você se atente aos diferenciais de cada uma, na hora de contratar.
Diferente das plataformas gratuitas, elas permitem a utilização de conteúdo autoral, monetização livre e aumentam consideravelmente a taxa de retenção das suas transmissões.
Imagine que você precisa fechar a transmissão para um grupo de pessoas, como os seus colaboradores, em um treinamento colaborativo.
Assim você utilizará o tráfego apenas para as pessoas certas. Com a possibilidade de verificar, ao final da transmissão, quantas e quais pessoas assistiram o treinamento até o final.
E que tal utilizar esse bloqueio para monetizar? Ao transmitir um webinar, curso ou palestra, você pode cobrar pelo acesso na modalidade pay per view.
Streaming Profissional
A Zoeweb é uma empresa de streaming profissional que trabalha há 15 anos como referência no mercado. E já atendeu grandes clientes como ONU, Bradesco, SurfConnect, Assembleias Legislativas, dentre muitas outras.
Então, quer saber como começar a transmitir ao vivo agora mesmo? Fale com um especialista em transmissão ao vivo e tenha uma ótima transmissão.