O que podemos aprender com a Netflix nas estratA�gias de marketing?

Que o marketing A�, comprovadamente, a alma do negA?cio, todo mundo sabe! A gigante Netflix que o diga. Em relativamente pouco tempo, a empresa foi capaz de alcanA�ar uma visibilidade tA?o grande que hoje temos a impressA?o de que jA? a conhecemos hA? muitos anos. As explicaA�A�es para tanta popularidade podem ser diversas, mas as estratA�gias de marketing tA?m uma posiA�A?o de destaque neste feito. E A� sobre isso que falaremos neste artigo!

No mundo empresarial, independentemente se uma ideia ou aA�A?o A� bem-sucedida ou nA?o, o mercado, de modo geral, aprende com isso. No caso da Netflix a receita deu certo e, hoje, quando o assunto A� estratA�gias de marketing, A� possA�vel aprender muito com a empresa.

Mas, e vocA?, sabe o que de tA?o relevante a Netflix pode ensinar sobre esse assunto? EntA?o, continue lendo e descubra agora neste post!

1. Identifique o que o seu pA?blico deseja

Uma das caracterA�sticas mais marcantes da Netflix A� a sua preocupaA�A?o em apresentar um conteA?do que seja compatA�vel com os gostos do cliente. Afinal, em um universo de milhA�es de possibilidades, nem tudo agradarA? a todos.

Esse ensinamento A� totalmente vA?lido para desenvolver uma estratA�gia de marketing. O fato de vocA? conseguir antever as necessidades do seu pA?blico-alvo e, a partir disso, direcionar toda a formulaA�A?o da estratA�gia, torna as chances deA�aceitaA�A?o positivaA�muito maiores.

Nesse contexto, localizar as necessidades do cliente no funil de vendas, conduzi-lo por ele e fornecer um conteA?do alinhado com essas necessidades, certamente sA?o fatores determinantes para uma estratA�giaA�muito mais bem-sucedida.

2. Crie conteA?do original

Se vocA? sabe exatamente o que o seu pA?blico quer, porque nA?o oferecer vocA? mesmo a soluA�A?o adequada? Em um cenA?rio empresarial de extrema competitividade, muitas vezes se arriscar um pouco, tentar novas fA?rmulas e ser original, pode ser o caminho para criar a sua identidade e, mais que isso, gerar um diferencial competitivo.

A Netflix entendeu o recado do mercado e,A�mesmo concorrendo com empresas a�?mais conceituadasa�? na produA�A?o cinematogrA?fica, ousou ser original e apresentou ao mundoA�criaA�A�es inA�ditas.

Nesse contexto, investir em um marketing diferenciado, que saia do lugar-comum e, ao mesmo tempo, seja capaz de surpreender seu pA?blico, pode ser bastante positivo. O marketing de conteA?do, por exemplo, A� uma dessas maneiras de diferenciar a sua estratA�gia, oferecendo conteA?dos originais e capazes de tornar-lo uma referA?ncia na sua A?rea de atuaA�A?o.

3. Saiba usar o poder da internet

Atualmente, A� praticamente impossA�vel pensar em qualquer estratA�gia de marketing sem que ela passe pela internet. Conhecer esse terreno A� essencial para saber explorar todos os seus recursos.

ComA�potencial paraA�atingir uma quantidade enorme de pessoas, a rede mundial de computadoresA�se apresenta como um campo fA�rtil para o desenvolvimento de estratA�gias de marketing. Desde sites, blogs atA� as redes sociais, tudo pode ser utilizado como alternativas para buscar o seu potencial cliente.

A Netflix A� um grande exemplo de como explorar essa A?rea. A empresa se fez presente na internet e conseguiu o engajamento dos seus clientes e, hoje, jA? possui uma comunidade formada e em expansA?o contA�nua.

As mA�dias sociais virtuais sA?o ferramentas poderosas para a divulgaA�A?o de produtos e serviA�os, isso nA?o A� novidade! Contudo, pode tambA�m ser utilizada como espaA�o para a aproximaA�A?o da sua empresa com o cliente. Pense nisso!

4. Foque na experiA?ncia

Muitas vezes nos deparamos, por exemplo, com anA?ncios nos quais hA? uma caracterizaA�A?o excessiva de produtos ou serviA�os a��A�muitas informaA�A�es e dados tA�cnicos.

Mas, serA? esse o melhor caminho de apresentar a sua proposta? A Netflix ensina que nA?o! A empresa foca os seus esforA�os em promover a experiA?ncia do seu cliente ao utilizar os seus serviA�os. Logo, as especificaA�A�es tA�cnicas acabam tendo um papel secundA?rio a�� para a maioria das pessoas.A�Saber que a Netflix emprega uma moderna estrutura de streaming e cloud computing nA?o A� muito interessante, por mais inovador e fantA?stico que isso seja.

Em contrapartida, saber que o serviA�o pode oferecer uma experiA?ncia revolucionA?ria na forma como consumimos filmes, sA�ries e entretenimento, tornando-a muito mais fA?cil, cA?moda e barata. Isso,A�de modo geral, A� muito mais instigante!

Fazer marketing A� isto: saber apresentar ao seu potencial cliente nA?o apenas as informaA�A�es relacionadasA�ao produto em si, mas tambA�m se preocupar emA�apresentarA�os benefA�cios queA�ele pode ter ao adquiri-lo, dando A?nfase na experiA?ncia pessoal.

5. Invista em inovaA�A?o

O primeiro passo para uma empresa ter sucesso com a sua estratA�gia de marketing a�� e foi exatamente o que a Netflix fez a�� A� inovar constantemente e adaptar-seA�sempre que for preciso.

O tempo passa e os nossos hA?bitos enquanto consumidores de informaA�A�es se modificam. A forma como lidamos com a tecnologia tambA�m segue o mesmo caminho. Logo, entender essa dinA?mica e, mais que isso, alinhar a atuaA�A?o da empresa a ela, A� fundamental para alcanA�ar bons resultados.

Com o marketing nA?o A� diferente! A Netflix entendeu isso rA?pidoA�e, tA?o logo visualizou o papel transformador da internet, para lA? comeA�ou a direcionar os seus esforA�os. A empresa inovou ao explorar o mercado de streaming e apresentou uma nova proposta de serviA�os ao seu pA?blico, alA�m de impulsionar o aprimoramento de tecnologias, como A� o caso das tA?o famosas Smart TVa��s a�� aparelhos que se tornaram extremamente populares graA�as A� Netflix.

O marketing por meio de streaming de vA�deos A� um grande exemplo de inovaA�A?o que a sua empresa pode utilizar. Com a ajuda de uma Smart TV A� possA�vel fazer a exibiA�A?o de vA�deos promocionais, sem interrupA�A�es e em locais definidos de acordo com a sua estratA�gia de marketing.

Dessa forma, esteja inteirado a respeito das novas tendA?ncias e dinA?mica do mercado no qual se insere. Assim, delimitando o seu pA?blico-alvo, a forma de abordagem e, principalmente, as ferramentas, vocA? poderA? tornar a sua estratA�gia mais eficiente.

Como vocA? percebeu, a Netflix tem muito a ensinar sobre estratA�gias de marketing. Todos os ensinamentos apresentadas servem para explicar todo o sucesso da empresa e tambA�m podem servirA�para levar a sua empresa pelo mesmo caminho. Portanto, se o seu objetivo A� ter sucesso com a sua estratA�gia de marketing, fique atento a essas dicas!

E aA�, gostou das informaA�A�es apresentadas? Se interessou pelas inovaA�A�es proporcionadas pelas Smart TVa��s? Leia o nosso post a�?Smart TV: tire aqui todas as suas dA?vidasa�? e conheA�a um pouco mais aA�respeito desse incrA�vel dispositivo!

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