Muitas pessoas confundem Streaming com a simples videoconferência. Mas os dois se caracterizam como broadcast. Afinal, o que é Broadcast?
É quando existe transmissão de sinal audiovisual de um ponto para vários outros pontos. Portanto isso pode acontecer tanto na modalidade mais básica, de videoconferência, quanto na modalidade mais profissional, o Streaming. Mas qual a diferença entre as duas?
Videoconferência
É utilizada para reuniões. Porque permite que todos os participantes enviem sinais de áudio e vídeo. Logo, não é possível que uma videoconferência seja caracterizada como Streaming. Porque elas acontecem com menos pessoas e todas elas possuem sinal de vídeo. Em reuniões com 10 pessoas isso se torna ruidoso, ou seja, difícil de controlar a comunicação interpessoal.
Outro ponto muito importante das plataformas de videoconferências é a ausência de personalização. As plataformas de videoconferência não oferecem qualquer tipo de customização, seja estrutural ou, até mesmo, visual.
Como resultado as videoconferências têm papel importante para reuniões mais amadoras e algumas funções específicas como votações e reuniões corporativas simples.
Streaming
Já o Streaming faz o mesmo que a videoconferência montando o que chamamos de Palco Virtual. Através do sinal de até 8 câmeras, o sinal desta reunião pode ser retransmitido para milhares de pessoas.
Além disso o palco virtual, com o Streaming, é completamente personalizável. Questões como o layout da página, identidade visual, logotipo, cores e até mesmo como o nome dos participantes aparece, no vídeo, são facilmente configuradas.
A customização é completa. Tanto estruturalmente, assumindo o que você deseja tornar disponível na transmissão, quanto visualmente. Porque é possível customizar desde a página de login e da tela de transmissão até o chat interativo. Bem como outras questões de banner e link personalizável.