História do streaming

post-streaming

Começo do século passado

Por volta de 1920, George O. Squier patenteou um sistema de transmissão e distribuição de sinais através de linha elétricas. Esta foi a base técnica, para o que depois foi chamado de Muzak, uma tecnologia de transmissão de música contínua. E essa transmissão seria feita para donos de comércios, sem o uso do aparelho de rádio.

O streaming de mídia em computadores data do início da expansão da informática, na metade do século 20. Porém, foi feito pouco progresso por muitas décadas. Como resultado de um alto custo e capacidade limitada do hardware do computador. Então, no final dos anos 80 e durante os anos 90 os computadores pessoais se tornaram poderosos o suficiente para exibir vários tipos de mídia. As primeiras questões técnicas relacionadas com o streaming foram:

–  Capacidade de CPU e largura de banda suficiente para apoiar as taxas de dados necessários.

–  A criação de caminhos de baixa latência de interrupção no sistema operacional para evitar o buffer.

Como resultado, as redes de computador ainda eram limitadas e as mídias eram geralmente transmitidas através de outros tipos de canais. Isto acontece, por exemplo, ao fazer o download de um arquivo de um servidor remoto e depois salvá-lo em uma unidade local. Ou armazená-lo como um arquivo digital e reproduzi-lo a partir de CD-ROMs.

Década de 90

Durante 1990 e o início dos anos 2000 a informática foi se desenvolvendo e o acesso à rede também. Nessa época os usuários podiam perceber várias melhoras. Da banda da Internet, do acesso à rede (especialmente a Internet), e do uso de protocolos e formatos como TCP/IP, HTTP, HTML. Acima de tudo a comercialização da Internet. Como resultado, tudo isso impulsionou o uso de streaming e o acesso à medida que a rede se democratizava.

Em 1995 surgiu na Internet o Real Áudio, da Progressive Networks (sendo a primeira tecnologia a se popularizar na rede, funcionando somente com som). A qualidade não era muito fiel ao arquivo original. Mas a tecnologia foi bem aceita por dispensar os longos downloads que os internautas tinham que enfrentar na época. A banda “Severe Tire Damage” foi a primeira a fazer uma performance ao vivo na Internet, no ano de 1993.

A RealNetworks também foi pioneira no mercado de streaming, quando transmitiu um jogo de baseball entre o Yankees e o Seattle Mariners através da Internet em 1995. E no mesmo ano um concerto no Paramount Theather que contou com a presença de artistas como Slash (Guns’n Roses, Velvet Revolver), Matt Cameron (Soundgarden, Pearl Jam) e Barrett Martin (Screaming Trees). Tudo isso foi transmitido pela Internet usando também a tecnologia de streaming.

Paramount Theater, Seattle
Paramount Theater, Seattle

A partir daí deu-se início às pesquisas para melhorar a qualidade de streaming. E em 1997, a Progressive Networks apresentou o software Real Vídeo. Então, a cada dia novas soluções e oportunidades foram criadas para melhorar a tecnologia de streaming. E atualmente contamos com inúmeros serviços diferentes por meio de streaming e cada vez mais modernos.

Hoje o Streaming evoluiu. Quer saber mais sobre o que o Streaming pode fazer pela sua empresa. Entre em contato conosco.

COMPARTILHE ESTE POST