HistA?ria do streaming

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Por volta de 1920, George O. Squier patenteou um sistema de transmissA?o e distribuiA�A?o de sinais atravA�s de linha elA�tricas que foi a base tA�cnica para o que depois foi chamado de Muzak, uma tecnologia de streaming contA�nuo de mA?sica para donos de comA�rcios, sem o uso do aparelho de rA?dio.

O streaming de mA�dia em computadores data do inA�cio da expansA?o da informA?tica, na metade do sA�culo 20. PorA�m, foi feito pouco progresso por muitas dA�cadas, devido ao fato de existir um alto custo e capacidade limitada do hardware do computador. Depois do final dos anos 80 e durante os anos 90 os computadores pessoais se tornaram poderosos o suficiente para exibir vA?rios tipos de mA�dia. As primeiras questA�es tA�cnicas relacionadas com o streaming foram:

-A� Capacidade de CPU e largura de banda suficiente para apoiar as taxas de dados necessA?rios.

-A� A criaA�A?o de caminhos de baixa latA?ncia de interrupA�A?o no sistema operacional para evitar o buffer.

Todavia, as redes de computador ainda eram limitadas e as mA�dias eram geralmente transmitidas atravA�s de outros tipos de canais como por exemplo fazer o download de um arquivo de um servidor remoto e depois salvA?-lo em uma unidade local no computador do usuA?rio final ou armazenA?-lo como um arquivo digital e reproduzi-lo a partir de CD-ROMs.

Durante 1990 e o inA�cio dos anos 2000 a informA?tica foi se desenvolvendo e o acesso A� rede tambA�m. Nessa A�poca os usuA?rios podiam perceber: melhor funcionamento da banda da Internet, crescimento do acesso A� rede (especialmente a Internet), uso de protocolos e formatos como TCP/IP, HTTP, HTML e acima de tudo a comercializaA�A?o da Internet. Tudo isso impulsionou o uso de streaming e o acesso A� rede foi se democratizando cada vez mais.

Em 1995 surgiu na Internet o Real A?udio, da Progressive Networks (sendo a primeira tecnologia a se popularizar na rede, funcionando somente com som). A qualidade nA?o era muito fiel ao arquivo original mas a tecnologia foi bem aceita por dispensar os longos downloads que os internautas tinham que enfrentar na A�poca. A banda a�?Severe Tire Damagea�? foi a primeira a fazer uma performance ao vivo na Internet, no ano de 1993 usando a tecnologia de multicasting.

A RealNetworks tambA�m foi pioneira no mercado de streaming, quando transmitiu um jogo de baseball entre o Yankees e o Seattle Mariners atravA�s da Internet em 1995. No mesmo ano um concerto no Paramount Theather que contou com a presenA�a de artistas como Slash (Gunsa��n Roses, Velvet Revolver), Matt Cameron (Soundgarden, Pearl Jam) e Barrett Martin (Screaming Trees) foi transmitido pela Internet usando tambA�m a tecnologia de streaming.

Paramount Theater, Seattle
Paramount Theater, Seattle

A partir daA� deu-se inA�cio A�s pesquisas para melhorar a qualidade de streaming e em 1997 a Progressive Networks apresentou o software Real VA�deo. Dali para frente, a cada dia novas soluA�A�es e oportunidades foram sendo criadas para melhorar a tecnologia de streaming e atualmente contamos com inA?meros serviA�os diferentes por meio de streaming e cada vez mais modernos.

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