Acompanhar os Dados de Streaming no Brasil não é algo fácil. Porque o Streaming já faz parte de vários aspectos do nosso cotidiano. Inclusive no marketing, através do Data Streaming.
São muitos os desdobramentos do Streaming porque ele acompanha a evolução da internet no Brasil e a massiva adesão aos dispositivos móveis.
Foram mais de 120 milhões de usuários de dispositivos móveis no Brasil, no último ano. Com penetração de 113% de celulares ativos. Isso significa que toda a população possui pelo menos um aparelho.
Essa galera toda está conectada. Não são todos usuários ativos. Ou seja, que utilizam o smartphone na média dos brasileiros (3h).
No Brasil e no Mundo
O Brasil é o segundo país que mais acessa aplicativos de Streaming no mundo. Ficando atrás apenas da Índia. Claro que o número populacional influencia esses dados. Mas esta realidade não é construída apenas por esse fator.
Os brasileiros já internalizaram o Streaming como um meio de entretenimento central. E a quantidade de plataformas que oferece filmes e séries cresce a cada dia.
Só em 2016 o número de aplicativos mais acessados de ambas as lojas virtuais cresceu 140% no mundo.
No Brasil esse crescimento foi de 130%. Como resultado, o Brasil se consolida como consumidor ativo do Smartphone, ficando atrás da Índia, apenas.
Aplicativos Mais Acessados
E esses resultados existem pelos aplicativos mais acessados. Ao todo são 5 principais marcas que praticamente dominam a atividade não só dos brasileiros. Mas de todo o mundo, na internet. são eles:
Youtube
Netflix
Youtube Kids
Twitch
Globo Play
Tempo Gasto
Como o Brasil se mantém como um dos países que mais acessa as redes sociais, seu crescimento, nos últimos anos, não foi tão significativo como nos outros países.
Mas sua expressividade como um dos países que mais acessa o Streaming se mantém. O tempo médio do brasileiro nas mídias sociais corresponde a 3h.
Como o Brasil se mantém como um dos países que mais acessa as redes sociais, seu crescimento, nos últimos anos, não foi tão significativo como nos outros países. Mas sua expressividade como um dos países que mais acessa o Streaming se mantém.
Fonte: APP ANNIE
Velocidade da internet
Existe ainda a velocidade média de internet em cada país, que influencia diretamente na qualidade dos serviços de Streaming. Porém a Qualidade Adaptativa é uma realidade das empresas profissionais de Streaming no Brasil há mais de dez anos.
A média de velocidade atingida por todos os dispositivos que possuem acesso é de 17.9 MBPS. Esta não é uma velocidade boa, considerando que de 2018 para 2019 houve uma adesão massiva de pessoas e empresas à tecnologia de fibra ótica. Ela garante uma maior fidelidade de sinal.
Como resultado, o Brasil e suas operadoras de telefonia estão longe de conseguir entregar a velocidade contratada, principalmente nas tecnologias que não utilizam a fibra ótica.
Ainda há a questão da dissipação do sinal quando a tecnologia WiFi é utilizada. Considerando que este número é uma média de todos os aparelhos e planos do país, a velocidade constatada ainda é muito baixa.
Mesmo assim isso não impediu grandes empresas, que têm planos de internet mais robustos, de utilizar a conexão de forma profissional.