Sem dúvidas, estamos vivendo na época dos SAAS (Software as a service). Ou, na tradução, softwares como serviços. São as plataformas que funcionam através das tecnologias de cloud computing e não precisam de estruturas físicas para funcionar. Então, sem dúvidas, estamos vivendo a era dos serviços implementados por softwares.
E eles estão por todas as partes na empresa. Desde um sistema para catalogar e controlar o inventário de uma empresa até um software opec para aferição de dados midiáticos. A utilização dos softwares como um serviço têm crescido à medida que as pessoas utilizam novas tecnologias. E fornecem dados para as empresas de informação.
Com isso surgiram plataformas para gerenciamento de tarefas, anúncios se tornaram mais precisos com o marketing digital e, sobretudo, o Streaming se fortaleceu como uma evolução do vídeo. A sociedade nunca esteve antes tão conectada.
Plataformas gratuitas
Por isso é importante frisar que existem várias plataformas gratuitas para a execução do trabalho remoto. Principalmente em tempos de pandemia, os SAAS são essenciais para controlar a comunicação entre os funcionários e tornar possível o trabalho remoto.
Plataformas como Trello, Monday e Slack são ótimas alternativas para medir a produtividade e conectar os funcionários em times. Para o período atual de pandemia, o Streaming têm sido muito procurado pelas empresas. Sobretudo para marcas como Zoom, Google Meet e Whereby.
Mas, assim como todas os SAAS, as plataformas de Streaming gratuito têm suas limitações e as particulares, suas particularidades.
Streaming Gratuito x Streaming Profissional
Então as empresas de streaming gratuito não permitem personalização da página de transmissão, por exemplo. Nem possibilidade de bloquear as transmissões com acesso por senha.
Isso significa que, mesmo muito eficientes e utilizadas em larga escala no mundo, as plataformas gratuitas sempre terão suas limitações. Já o streaming profissional permite a criação de canais próprios e monetização do acesso à transmissão. E ainda entrega dados da transmissão como controle de frequência e quanto tempo o usuário ficou na transmissão, a fim de fornecer certificados.