Como fazer seu webinar em 7 passos

Como fazer webinar de forma assertiva, sem gastar tempo e recursos desnecessários? Preparamos um material para você planejar seu webinar em 7 principais passos e começar sua estratégia de forma simples e eficaz.
1. Planejamento
É o primeiro passo e o mais importante para evitar que você gaste trabalho e recursos de forma desnecessária. Com ele você definirá o conteúdo que será abordado e detalhes principais como o objetivo do webinar, o método de acesso e a duração.
O método de acesso é muito importante para desenhar o seu formulário. À fim de verificar quais campos serão obrigatórios para captura sem pedir dados excessivos, que não servirão ao propósito da sua estratégia.
Portanto, planejar detalhes como a duração são passos essenciais para o seu webinar. Mesmo que seja um assunto muito relevante, é importante saber que a duração do vídeo não pode ser muito extensa para que a taxa de retenção seja baixa. Ou seja, para que seus espectadores assistam todos o seu conteúdo.
2. Busque parceiros possíveis
Levar convidados à sua Live pode ser a fórmula mais assertiva para atrair seus espectadores. Em formato de bate-papo ou de palestras intercaladas, a participação de outras pessoas da sua área ajudará na segmentação.
Afinal, utilizar mais de dois profissionais que falam sobre o mesmo assunto é uma garantia de que você atrairá o público correto. Mas se você quiser fazer um diálogo entre diferentes áreas isso pode ser feito tranquilamente, aumentando a abrangência do seu público.
3. Escolha a plataforma
Existem várias plataformas gratuitas que podem ser utilizadas. O Google Meet é uma das soluções mais populares. Porque permite que vários sinais de vídeo sejam incorporados à mesma tela, criando uma videochamada coletiva, com os apresentadores do seu webinar.
Portanto existem outras plataformas comuns como WebinarJam, Easy Webinar Plugin, Facebook Live e Youtube Live. Mas elas possuem suas limitações.
Se você quer, por exemplo, monetizar o seu webinar ou criar um canal personalizado com a sua marca, é necessário contratar uma plataforma profissional de streaming.
4. Crie Landing Pages
As landing pages são páginas da web construídas especificamente para o desempenho do seu anúncio. Então quando você anuncia o seu webinar, de forma orgânica ou patrocinada, ter uma página final para esses anúncios faz toda a diferença.
Portanto a personalização deste canal com uma landing page bem feita aumentará a chance coletar mais leads. Ou, até mesmo, usuários pagantes na sua transmissão.
Essa landing page precisa conter: Título, Descrição, Pequenas biografias dos palestrantes, Data e horário e, por último, o formulário de inscrição.
5. Separe os recursos técnicos
É aqui que o seu webinar será classificado como profissional ou amador. Por isso é necessário fazer um checklist de equipamentos antes de iniciar a transmissão do seu webinar. Então você deve verificar se já estão preparados: Computador, Microfone, Cenário, Luz e Câmera.
Depois de instalar e verificar o funcionamento de todos os equipamentos, você já está pronto para a próxima etapa: criar um roteiro.
6.Crie um roteiro
Sem ele você não conseguirá otimizar o tempo do seu webinar. E isso influencia diretamente na taxa de retenção da transmissão. Porque seu usuário não ficará no webinar se o conteúdo for raso ou se você não tiver planejado o que será dito.
Então o roteiro é importante não só para que todos os apresentadores acompanhem o que precisa ser dito. Mas para aumentar significativamente: a taxa de retenção, a penetração (eficácia) e a taxa de conversão do seu webinar.
7.Promova o webinar
Por último e não menos importante, é necessário promover o webinar. Nesse ponto, utilizar estratégias orgânicas e patrocinadas é extremamente essencial.
Mesmo que você precise investir um pouco em estratégias pagas para ter mais alcance. O retorno financeiro das conversões geradas no seu webinar pode cobrir esses gastos facilmente.
Monetize sua transmissão com Streaming Profissional
Se você quiser, no lugar de captar leads, pode monetizar a sua transmissão contratando uma plataforma profissional de Streaming. Fale agora mesmo com um especialista em webinars e programe o seu em tempo récorde.