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Insights Empresariais

Como fazer seu webinar em 7 passos


Por Naor Vasconcelos
28/04/2020
Como fazer seu webinar em 7 passos

Como fazer webinar de forma assertiva, sem gastar tempo e recursos desnecessários? Preparamos um material para você planejar seu webinar em 7 principais passos e começar sua estratégia de forma simples e eficaz.

1. Planejamento

É o primeiro passo e o mais importante para evitar que você gaste trabalho e recursos de forma desnecessária. Com ele você definirá o conteúdo que será abordado e detalhes principais como o objetivo do webinar, o método de acesso e a duração.

O método de acesso é muito importante para desenhar o seu formulário. À fim de verificar quais campos serão obrigatórios para captura sem pedir dados excessivos, que não servirão ao propósito da sua estratégia.

Portanto, planejar detalhes como a duração são passos essenciais para o seu webinar. Mesmo que seja um assunto muito relevante, é importante saber que a duração do vídeo não pode ser muito extensa para que a taxa de retenção seja baixa. Ou seja, para que seus espectadores assistam todos o seu conteúdo.

2. Busque parceiros possíveis

Levar convidados à sua Live pode ser a fórmula mais assertiva para atrair seus espectadores. Em formato de bate-papo ou de palestras intercaladas, a participação de outras pessoas da sua área ajudará na segmentação.

Afinal, utilizar mais de dois profissionais que falam sobre o mesmo assunto é uma garantia de que você atrairá o público correto. Mas se você quiser fazer um diálogo entre diferentes áreas isso pode ser feito tranquilamente, aumentando a abrangência do seu público.

3. Escolha a plataforma

Existem várias plataformas gratuitas que podem ser utilizadas. O Google Meet é uma das soluções mais populares. Porque permite que vários sinais de vídeo sejam incorporados à mesma tela, criando uma videochamada coletiva, com os apresentadores do seu webinar.

Portanto existem outras plataformas comuns como WebinarJam, Easy Webinar Plugin, Facebook Live e Youtube Live. Mas elas possuem suas limitações.

Se você quer, por exemplo, monetizar o seu webinar ou criar um canal personalizado com a sua marca, é necessário contratar uma plataforma profissional de streaming.

Como fazer webinar em 7 passos

4. Crie Landing Pages

As landing pages são páginas da web construídas especificamente para o desempenho do seu anúncio. Então quando você anuncia o seu webinar, de forma orgânica ou patrocinada, ter uma  página final para esses anúncios faz toda a diferença.

Portanto a personalização deste canal com uma landing page bem feita aumentará a chance coletar mais leads. Ou, até mesmo, usuários pagantes na sua transmissão.

Essa landing page precisa conter: Título, Descrição, Pequenas biografias dos palestrantes, Data e horário e, por último, o formulário de inscrição.

5. Separe os recursos técnicos

É aqui que o seu webinar será classificado como profissional ou amador. Por isso é necessário fazer um checklist de equipamentos antes de iniciar a transmissão do seu webinar. Então você deve verificar se já estão preparados: Computador, Microfone, Cenário, Luz e Câmera.

Depois de instalar e verificar o funcionamento de todos os equipamentos, você já está pronto para a próxima etapa: criar um roteiro.

6.Crie um roteiro

Sem ele você não conseguirá otimizar o tempo do seu webinar. E isso influencia diretamente na taxa de retenção da transmissão. Porque seu usuário não ficará no webinar se o conteúdo for raso ou se você não tiver planejado o que será dito.

Então o roteiro é importante não só para que todos os apresentadores acompanhem o que precisa ser dito. Mas para aumentar significativamente: a taxa de retenção, a penetração (eficácia) e a taxa de conversão do seu webinar.

7.Promova o webinar

Por último e não menos importante, é necessário promover o webinar. Nesse ponto, utilizar estratégias orgânicas e patrocinadas é extremamente essencial.

Mesmo que você precise investir um pouco em estratégias pagas para ter mais alcance. O retorno financeiro das conversões geradas no seu webinar pode cobrir esses gastos facilmente.

Monetize sua transmissão com Streaming Profissional

Se você quiser, no lugar de captar leads, pode monetizar a sua transmissão contratando uma plataforma profissional de Streaming. Fale agora mesmo com um especialista em webinars e programe o seu em tempo récorde.

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