Atraia mais alunos para seu EAD

As pessoas que convivem na sociedade urbana (conturbada e cheia de compromissos) procuram o mA?ximo possA�vel de facilidades em suas tarefas. E A� ai que entra o principal ponto de destaque do Ensino a Distancia (EAD): a praticidade.

Alunos que buscam cursos a distA?ncia precisam de muita flexibilidade e, na maioria das vezes, buscam tambA�m um preA�o reduzido (o que jA? A� reflexo automA?tico da virtualizaA�A?o dos cursos que exclui a necessidade de um local fixo e funcionA?rios trabalhando todos os dias -, nA?o se preocupe).

Com aulas naI?o presenciais, a plataforma da Zoeweb (por exemplo) possibilita ambientar uma sala online, promovendo um maior estreitamento entre aluno e instituiA�aI?o de ensino. Garantindo a transmissaI?o em diversas qualidades para variados dispositivos, com a ferramenta de EAD eI? possiI?vel aumentar consideravelmente a abrangA?ncia e resultados de seus cursos.

Apresentamos abaixo algumas dicas para atrair mais a atenA�A?o de seus alunos diante de seus cursos:

-> RevisA�es/ReforA�os: O termo a�?curva de esquecimentoa�? relaciona-se com o declA�nio da memA?ria dos seres humanos ao longo do tempo. A informaA�A?o A� perdida ao longo do tempo, se nA?o for praticada atravA�s de reforA�os ou revisA�es.

JA? foi compreendido que os alunos aprendem de forma mais eficaz quando a absorA�A?o de informaA�A?o A� distribuA�da ao longo de um perA�odo de tempo, em vez de ser transmitida tudo de uma sA? vez. Quanto maior a quantidade e complexidade do material de aprendizagem, maior A� o tempo de absorA�A?o e prA?tica envolvidos.

-> ComparaA�A�es: A� mais fA?cil para os alunos memorizar novas informaA�A�es que se ligam em situaA�A�es do mundo real ou dia a dia. A informaA�A?o tem que ser relevante e significativa, para nA?o ser esquecida rapidamente.

-> PrA?tica DistribuA�da: EstratA�gia em que a aprendizagem ou prA?tica A� dividida em uma sA�rie de sessA�es curtas distribuA�das ao longo de um perA�odo de tempo maior.1) Identifique os principais fatos e ideias para o estudo distribuA�do

1) Identifique os principais fatos e ideias para o estudo distribuA�do

Consiste em identificar os principais conjuntos de fatos e ideias que vocA? mais quer que seus alunos se lembrem nos prA?ximos perA�odos de tempo.

2) Desenvolvimento de tarefas prA?ticas

A� o famoso “dever de casa”. No desenvolvimento destas tarefas, inclua matA�rias e informaA�A�es ensinadas em mA?dulos anteriores de seu curso para gerar uma maior necessidade de estudo por parte do aluno.

3) Desestimule o estudo para provas

NA?o A� sA? um dia antes da prova que seu aluno tem que estudar. VocA? pode fazer uma sA�rie de pequenas provas para incentivar o estudo constante e assim estimular a memA?ria de seu aluno.

4) Quebre grandes ideias em pequenos pedaA�os que podem ser praticados

ApA?s a introduA�A?o de tA?picos e conteA?dos, quebre todo o raciocA�nio por trA?s da ideia para entA?o praticar cada uma dessas partes divididas em grupos de discussA�es, questionA?rios, deveres de casa e jogos.

5) Distribua as tarefas em intervalos

A melhor tA?tica de aprendizado nA?o A� estudar na A?ltima hora, mas sim distribuir os estudos ao longo do tempo. ApA?s o primeiro contato com o novo conhecimento A� indicado uma revisA?o 1 dia apA?s este primeiro contato, depois outra revisA?o 2 dias apA?s o segundo contato, depois 3 dias apA?s o terceiro contato… atA� que se tenha um domA�nio total da matA�ria.

COMPARTILHE ESTE POST