Afinal, o que A� segunda tela?

VocA? jA? se pegou assistindo ao jogo do seu time do coraA�A?o e, ao mesmo tempo, comentando a partida com amigos e outros torcedores no WhatsApp ou nas redes sociais? Se sim, saiba que vocA? ajudou a fortalecer o fenA?meno da segunda tela.

A segunda tela A� um comportamento que se tornou muito comum entre os usuA?rios de smartphones, tablets, computadores e notebooks. Trata-se de um conceito que explica as mudanA�as nas formas como as pessoas consomem e as empresas (especialmente as de mA�dia) produzem conteA?do.

Se esse A� um assunto de seu interesse, entA?o A� melhor conferir este texto. Aqui vamos abordar a definiA�A?o de segunda tela, sua relevA?ncia para os produtores de conteA?do, sua relaA�A?o com a audiA?ncia mais jovem e as tendA?ncias para esse conceito.

Boa leitura!

O conceito de segunda tela

A segunda tela A� o nome dado ao comportamento de adicionar um dispositivo para interagir com ou sobre um conteA?do transmitido em um meio de comunicaA�A?o principal. O conceito tambA�m pode ser entendido como o ato de complementar, compartilhar ou expandir uma experiA?ncia estimulada pela programaA�A?o de um dispositivo.

A� o caso, por exemplo, de um programa de TV que coloca uma hashtag no ar para fazer com que o pA?blico interaja sobre o conteA?do por meio das redes sociais. As pessoas, ao mesmo tempo em que assistem A� TV, podem estar em seus smartphones, tablets ou notebooks participando do programa com o uso da hashtag.

Para que vocA? tenha uma ideia, uma pesquisa do Ibope InteligA?ncia mostrou que 88% dos espectadores assistem TV e utilizam a internet ao mesmo tempo.

Exemplos de segunda tela

O MasterChef, reality show culinA?rio da Band, A� um programa que soube aproveitar muito bem o fenA?meno da segunda tela. Apesar de nA?o ser lA�der de audiA?ncia na TV, o programa A� sempre um dos mais comentados a�� se nA?o for o mais a�� do Twitter nos dias em que vai ao ar.

Outro exemplo vem de uma competiA�A?o musical da Globo, o SuperStar. O programa tem um aplicativo em que os espectadores podem votar, ao vivo, em suas bandas favoritas e, com isso, ajudA?-las a classificar para as fases seguintes.

A segunda tela aperfeiA�oou um hA?bito

Note que a segunda tela nA?o A� um movimento criado a partir da mA�dia, mas o aproveitamento de um comportamento comum entre o pA?blico. Afinal, sempre foi um hA?bito das pessoas trocar opiniA�es sobre os programas de TV, sobre os filmes em cartaz no cinema ou das mA?sicas veiculadas no rA?dio.

A diferenA�a A� que, com a internet mA?vel, as pessoas nA?o precisam esperar um programa acabar ou sair de frente da TV para comentar com os seus amigos.

A partir desse costume, as empresas se aproveitaram para aprimorar essa experiA?ncia, incluindo aA�A�es como votaA�A�es em tempo real, participaA�A?o direta na programaA�A?o, acompanhamento dos bastidores de uma atraA�A?o, entre outras formas de interaA�A?o.

A ideia de TV Social

A TV Social pode ser considerada um conceito subsequente e intimamente ligado ao de segunda tela. Na prA?tica, ela acontece quando uma pessoa compartilha e conversa em sua rede social sobre um conteA?do enquanto assiste a um programa na TV.

No entanto, a TV Social nA?o deve ser entendida apenas como um complemento da programaA�A?o de uma emissora, mas como uma estratA�gia de comunicaA�A?o que visa a estimular o engajamento do pA?blico. O objetivo nA?o A� sA? formar uma audiA?ncia maior, mas tambA�m mais participativa.

A importA?ncia da segunda tela para os produtores de conteA?do

A segunda tela representa uma oportunidade a mais para que as empresas, as emissoras e os produtores de conteA?do em geral possam interagir com o pA?blico. Mais do que isso, essa A� uma maneira de integrar e atrair a atenA�A?o de espectadores que estA?o cada vez mais conectados em seus dispositivos mA?veis.

A programaA�A?o que nA?o expande o seu diA?logo para as redes sociais, aplicativos e apps de mensagens nA?o consegue criar uma conexA?o com esse pA?blico. Essa participaA�A?o A� muito importante nA?o sA? para engajar a audiA?ncia, como tambA�m para coletar feedbacks imediatos. Isso ajuda a aprimorar o conteA?do e a ajustar o programa ao gosto dos espectadores.

AlA�m do mais, a segunda tela traz aos espectadores a sensaA�A?o de pertencimento. Essa A� uma maneira de fazer com que eles notem que sua participaA�A?o A� importante e que faz alguma diferenA�a.

Nesse caso, um bom exemplo vem do Programa do Porchat, talk show exibido pela Rede Record. Se os espectadores batem uma determinada meta de tweets com a hashtag do dia, um conteA?do exclusivo A� liberado no canal do programa no YouTube.

A relaA�A?o desse fenA?meno com os jovens

HA? uma ligaA�A?o muito forte entre a segunda tela, os adolescentes e os jovens adultos. Esse pA?blico, composto tanto pela geraA�A?o Y quanto pela geraA�A?o Z a�� ou seja, pessoas que nasceram dos anos 1980 para cA? a��, cresceu com a evoluA�A?o e com a consolidaA�A?o dos novos dispositivos tecnolA?gicos.

Portanto, esses espectadores encabeA�am esse fenA?meno. TA?o difA�cil quanto encontrar uma pessoa entre 12 e 37 anos que nA?o tenha um smartphone, computador ou notebook, A� achar quem nA?o utilize esses dispositivos enquanto consomem algum outro tipo de conteA?do a�� seja em alguma emissora de TV, seja no Netflix, no YouTube, no rA?dio ou no cinema.

Uma outra pesquisa, feita pelas empresas SmithGeiger e Net2TV, revelou que a maioria da audiA?ncia jovem despendem mais a sua atenA�A?o nos dispositivos mA?veis (61%) do que na TV (18%). Esses dados nos levam a um questionamento que gostarA�amos de trazer para vocA?s no prA?ximo tA?pico.

A inversA?o hierA?rquica das telas

A� medida que geraA�A?o de millenials se expande, mais os smartphones se sobrepA�em A� TV como meio de consumo de informaA�A?o e conteA?do, nA?o A� verdade? Essa mudanA�a de perfil da audiA?ncia pode nos levar a uma inversA?o de fatores nesse conceito de segunda tela.

Afinal, para muitas pessoas, a tela principal A� aquela dos smartphones, tablets, computadores e notebooks. VocA? jA? assistiu a um programa na TV, uma sA�rie no Netflix ou um vA�deo no YouTube sA? porque ficou curioso com os comentA?rios que viu em seu Facebook ou Twitter, por exemplo?

Esse A� um hA?bito comum, alA�m de ser um exemplo claro de como a hierarquia das plataformas se inverte. Quem trabalha com audiovisual nA?o pode planejar qualquer conteA?do sem antes pensar na segunda tela. Esse A� um comportamento habitual do pA?blico, sobretudo entre os mais jovens a�� para ter sucesso, vocA? deve se adaptar.

O tempo da comunicaA�A?o unilateral e focada na TV se foi. Agora, se vocA? quiser desenvolver um produto mais interessante para essa nova demanda, deverA? planejA?-lo para ser consumido, compartilhado e comentado em diferentes telas.

E entA?o, gostou de compreender esse fenA?meno que A� a segunda tela? EntA?o siga as nossas pA?ginas no Facebook, no Twitter e no Instagram para acompanhar outros conteA?dos como este.

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