5 dicas para melhorar a comunicaA�A?o interna da sua empresa

Imagine o seguinte cenA?rio: a equipe responsA?vel pelo desenvolvimento de novos produtos da sua empresa passa meses planejando e finalmente lanA�a um novo projeto. Seu time de marketing, porA�m, anuncia que ele nA?o A� vendA?vel e que diversas alteraA�A�es devem ser feitas.

HA? tambA�m a possibilidade de um funcionA?rio ser demitido e de espalhar-se o boato de que a empresa passa por um momento difA�cil. Se todos estA?o tensos e desmotivados, a produtividade cai.

As situaA�A�es acima sA?o apenas dois exemplos de falhas na comunicaA�A?o interna de uma empresa.A�Mas a boa notA�cia A� que, assim como hA? problemas provenientes de uma comunicaA�A?o interna ineficaz, existem vantagens em se investir nela. E nem todas exigem grandes gastos ou esforA�os.

Qual A� o custo de uma comunicaA�A?o ineficaz?

Uma pesquisa doA�McKinsey Global InstituteA�revelou que colegas de trabalho, quando conectados, tA?m um aumento de 20% a 25% na produtividade.A�JA? dados publicados noA�Holmes Report, nos Estados Unidos, revelamA�que as perdas causadas por uma comunicaA�A?o ineficaz podem chegar a US$ 26 mil por trabalhador por ano para as empresas.

O custo dosA�mal-entendidos entre colaboradores, por sua vez, pode chegar a impressionantes US$ 37 bilhA�es por ano no paA�s.

Mas como aproveitar melhor a comunicaA�A?o e criar um sistema eficaz? Listamos, na postagem de hoje, algumas dicas para vocA? garantir uma boa comunicaA�A?o interna na sua empresa. Confira:

Como melhorar a comunicaA�A?o interna?

1. Incentive a comunicaA�A?o desde o primeiro dia

SuaA�empresa possui missA?o, visA?o e valores. Ela tem objetivos a alcanA�ar, uma cultura organizacional, protocolos e boas prA?ticas.

O ideal A� que os funcionA?rios conheA�am a sua empresa jA? nos primeiros dias e sejam orientados sobre como se expressar e por meioA�de quaisA�canais obter informaA�A�es confiA?veis.

Tendo isso em vista, uma boa prA?tica A� organizar umA�treinamentoA�de alguns dias para os novatos. Acostume seus funcionA?rios, desde o primeiro dia, a cultivar o hA?bito da comunicaA�A?o e a usar, efetivamente, os canais oferecidos pela empresa.

A� importante que os colaboradores estejam atentos, informados e conscientes da abertura da empresa para ouvir suas dA?vidas, ideias ou sugestA�es.

2.A�OfereA�a as ferramentas certas para seus funcionA?rios

Criada a cultura da comunicaA�A?o, A� preciso oferecer boas ferramentas para que ela se concretize e funcione efetivamente. Hoje, com a tecnologia, esta tarefa pode ser bem mais simples, jA? que existem muitas opA�A�es adequadas A�s mais diversas finalidades.

VocA? pode, por exemplo, oferecer treinamentos e transmitir mensagens para diversas sedes de sua empresa por meioA�doA�streamingA�a�� tecnologia de transmissA?o de conteA?do pela internet ao vivo ou por demanda, como no famoso Netflix.

Essa ferramenta, bastanteA�flexA�vel, permite uma comunicaA�A?o em tempo real, com bom alcance, e diminui custos com deslocamentos, produA�A?o de eventos e reuniA�es, entre outros.

As redes sociais corporativas, que podem ser criadas por intermA�dioA�de vA?rias plataformas disponA�veis no mercado, sA?o outraA�opA�A?o. Mais interativas e fA?ceis de usarA�a��A�jA? que muitos de nA?s jA? estamos bem acostumados com elasA�a��, as redes sociais sA?o uma alternativa A� intranet ou ao e-mail, por exemplo.

AlA�m dessas novas ferramentas, a empresa pode investir nas tradicionais que ainda apresentam bons resultados, como o prA?prioA�e-mail. O importante A� ter ferramentas oficiais e tentar centralizar ao mA?ximo as mensagensA�nas mais eficazes delas.

3. Envolva todos nos esforA�os de comunicaA�A?o interna

Nada de pensar que comunicaA�A?o interna A� uma via de mA?o A?nica entre a direA�A?o da empresa e os funcionA?rios. A comunicaA�A?o acontece em todos os sentidos, o tempo todo.

Streaming, redes sociaisA�corporativas, chats corporativos, entre outras ferramentas, devem estar presentes e acessA�veis a todos.

Assim como os funcionA?rios devem saber se comunicar e expressar suas demandas, os superiores precisam estar abertos para receber essas informaA�A�es e conduzir da melhor forma uma comunicaA�A?o sempre clara, objetiva e transparente na empresa.

Todos devem estar envolvidos. E as vantagens desse envolvimento vA?o desde a melhora do clima organizacional e da confianA�a da equipe atA� a abertura da empresa para a colaboraA�A?o e para novas ideias. Afinal, bons insights nA?o vA?m sA? de cima.

4. Torne a comunicaA�A?o um hA?bito

Planeje a comunicaA�A?o interna de forma que ela se torne um hA?bito para seus funcionA?rios. Se eles souberem, por exemplo, que em toda segunda-feira terA?o novidades sobre a empresa publicadas em uma rede social corporativa, enviadas por e-mail ou em uma reuniA?o via streaming, vA?o esperar por este momento.

Se o colaborador souber que a empresa vai pedir seu feedback de tempos em tempos, tambA�m estarA? preparado. A� importante que a comunicaA�A?o seja constante e que a equipe se acostume e espere por ela.

AlA�m de melhorar os processos dentro da empresa, este cuidado passarA? mais seguranA�a aos colaboradores a�� que estarA?o sempre informados a��, gerando sentimentos deA�confianA�a eA�valorizaA�A?o.

5. Mensure os resultados e faA�a ajustes

Sua empresa comeA�ou a usar um sistema de intranet e, meses depois, percebeu um engajamento baixo? Hora de mudar a tA?tica. A mensuraA�A?o dos resultados de comunicaA�A?o interna permite que vocA? aplique recursos, esforA�os e tempo de maneira mais eficaz, evitando desperdA�cios.

Algumas das formas de acompanhar os resultados sA?o: mensurar produtividade, vendas e outros resultados; realizar pesquisas de satisfaA�A?o interna; avaliar a taxa de turnover (mede a rotatividade de funcionA?rios) e a satisfaA�A?o dos colaboradores com o trabalho.

Uma boa comunicaA�A?o impacta diretamente no bem-estar da equipe e nos resultados da empresa. Se algo piorou, talvez seja hora de rever os planos.

Quem A� beneficiado com uma boa comunicaA�A?o?

Nunca subestime uma boa comunicaA�A?o interna e o seu poder dentro da empresa. Esta A� uma relaA�A?o que sA? traz benefA�cios para ambos os lados.

Enquanto a empresa ganha em produtividade, rapidez de processos, diminuiA�A?o de custos e melhora na entrega de produtos e serviA�os de qualidade, os funcionA?rios ganham em valorizaA�A?o, melhora no ambiente de trabalho e abertura para suas ideias, entre outras motivaA�A�es para fazer mais e melhor pelo negA?cio.

Agora que vocA? jA? conhece as vantagens de uma boa comunicaA�A?o interna e como colocA?-la em prA?tica, que tal compartilhar a sua experiA?ncia com a gente? Conte-nos, nos comentA?rios, quais sA?o suas dA?vidas e o que vocA? achou das dicas!

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